Professor Sedinei Beber

www.sedineibeber.com.br

  Marketing Estratégico - ADMINISTRAÇÃO DAS INFORMAÇÕES DE MARKETING  

AULA(s) COMPLEMENTAR(es):

·         

 

FILMES/CENAS RELACIONAS – com explicação:

·       

 

ATIVIDADES PRÁTICAS, DINÂMICAS E EXERCÍCIOS:

·       

 

MATERIAIS DE APOIO:

·         

 

BIBLIOGRAFIA:

·       

 

COMENTÁRIOS:

* mensuração de demanda não é vista

FORNECEDORES:

·        Departamento proprio

·        Empresas de Pesquisa

·        Alternativas:

·        Alunos/professores

·        Informacoes on line

·        Competicao

PROCESSO DE PESQUISA

·        DEFINICAO DO PROBLEMA E ALTERNATIVAS

·        Exploratoria

·        Descritiva

·        Causal

 

·        DESENVOLVIMENTO DO PLANO DE PESQUISA

·        Custos

·        Fontes de dados (primarios e secundarios)

·        Abordagem

·        Observação

·        Levantamento

·        Grupo Focal

·        Experimental

·        Instrumentos de Pesquisa

·        Questionarios

·        Regras

·        Formato das Questoes

·        Relacao e sequenciamento

·        Instrumentos Mecanicos

·        Plano de Amostragem

·        Metodos de Contato

·        Correio

·        Telefone

·        Pessoal

·        Planejada

·        Interpretada

·        COLETA DE INFORMAÇÕES

·        Levantamentos

·        Não estão

·        Mentem

·        Se enganam

·        Se recusam

·        Métodos mais Modernos

·        Vídeo

·        Telefones

·        Scanners

·        Caixa  Preta de TV

·        ANALISE DE INFORMACOES

·        Estatisticas

·        Modelos de Decisao

·        APRESENTACAO DOS RESULTADOS

·        objetividade

CARACTERÍSTICAS DAS BOAS PESQUISAS

·        método científico: observação, hipóeses, predição, teste

·        criatividade

·        múltiplos métodos e fontes

·        valor/benefício

·        ceticismo

·        ética

BARREIRAS AO BOM USO DA PESQUISA

·        apenas constatacao

·        experiencia do pesquisador

·        diferencas de apresentacao/personalidade

 

SITES RELACIONADOS:

·       

 

PALAVRAS-CHAVE:

·       

 

 

SUMÁRIO DO CONTEÚDO:

 

ADMINISTRAÇÃO DAS INFORMAÇÕES DE MARKETING E MENSURAÇÃO DA DEMANDA DE MERCADO

 

Que é um Sistema de Informações de Marketing?

 

                   Um sistema de informações de marketing consiste de pessoas, equipamentos e procedimentos para coletar, selecionar, analisar, avaliar e distribuir informações de marketing que sejam necessárias, oportunas e precisas para os tomadores de decisões em marketing.

                   O papel do SIM é avaliar as necessidades de informações do administrador, desenvolver as melhores e distribuí-las no momento adequado. As informações necessárias são desenvolvidas através de registros internos da empresa, atividades de inteligência de marketing, pesquisa de marketing e análise de sistemas de apoio às decisões.

 

1.    Sistema de Registros Internos

 

                O sistema de informações mais básico usado pelos administradores de marketing é o sistema de registros internos. São os relatórios sobre pedidos, vendas, preços, níveis de estoque, contas a receber, contas a pagar e assim por diante. Ao analisar essas informações, os administradores de marketing podem detectar oportunidades e problemas importantes.

Ciclo de pedidos: a base do sistema de registros internos é o ciclo de pedidos. Vendedores, revendedores e consumidores encaminham pedidos para a empresa. O departamento de atendimento os recebe e emite notas fiscais e faturas, encaminhando cópias para vários departamentos. Os itens em falta são anotados e os despachados seguem acompanhados por documentos, cujas cópias são também remetidas aos departamentos correspondentes.

Sistema de relatórios de vendas: os administradores de marketing necessitam de relatórios atualizados sobre suas vendas. A tecnologia de informática tem revolucionado as tarefas dos vendedores ao transformar a “arte” de vendas em um processo de negócios automatizados. Agora, munidos de computadores laptop, os vendedores têm acesso imediato às informações sobre seus clientes potenciais ou atuais e podem fornecer as suas empresas feedback e relatórios de vendas imediatos.

 

2.    Sistema de Inteligência de Marketing

 

                Sistema de inteligência de marketing é um conjunto de procedimentos e fontes usado por administradores para obter informações diárias sobre os desenvolvimentos pertinentes no ambiente de marketing.

                Uma empresa bem dirigida adota quatro etapas para melhorar a qualidade e a quantidade de inteligência de marketing. Primeiro, treina e motiva a força de vendas para localizar e relatar novos desenvolvimentos. Os vendedores são os “olhos e ouvidos” da empresa e estão em excelente posição para captar informações não obtidas por outros meios. Todavia, estão muito ocupados e, freqüentemente, deixam de transferir informações importantes. Por esta razão, a empresa deve “vender” à força de vendas a sua importância como captadores de inteligência. Os vendedores devem saber que tipos de informações enviar a que gerentes ou administradores. Segundo, a empresa competitiva motiva distribuidores, varejistas e outros intermediários para transmitirem informações importantes. Terceiro, a empresa compra informações de fornecedores externos. Essas empresas de pesquisa reúnem dados de lojas e de painéis de consumidores a um custo muito mais baixo do que qualquer empresa isolada. Quarto, algumas empresas têm criado um centro de informações de marketing para reunir e distribuir dados de inteligência de marketing. Seus funcionários lêem as publicações mais importantes, separam as notícias mais relevantes e as distribuem em forma de boletim aos administradores de marketing. Seus funcionários lêem as publicações mais importantes, dão assistência aos gerentes na avaliação de informações.

 

3.    Sistema de Pesquisa de Marketing

 

                Pesquisa de marketing é o planejamento, coleta, análise e apresentação sistemática de dados e descobertas relevantes sobre uma situação específica de marketing enfrentada por uma empresa.

Fornecedores de pesquisa de marketing: uma empresa pode obter pesquisa de marketing de inúmeras maneiras. As empresas maiores têm seus próprios departamentos de pesquisa de marketing. Normalmente, o gerente de pesquisa de marketing reporta-se ao vice-presidente de marketing e atua como diretor de estudos, administrador, consultor e defensor da empresa. Embora as pequenas empresas não possam ter um departamento de pesquisa de marketing separado ou estar em condições de contratar os serviços de uma empresa especializada, elas podem fazer pesquisa de marketing criativa e viável, como: contratar alunos e professores para preparar e conduzir projetos de pesquisa de marketing; usar serviços de informações on-line; checagem de concorrentes. As empresas de marketing são classificadas em três categorias: empresas de serviços de pesquisa setorizados; empresas de pesquisa de marketing por encomenda; empresas com linhas especializadas de pesquisa de marketing.

Processo de pesquisa de marketing: as cinco etapas da pesquisa de marketing são: 1) Definição do programa e objetivos de pesquisa; 2) Desenvolvimento do plano de pesquisa: o plano de pesquisa pode exigir um levantamento de dados secundário, dados primários ou ambos. Banco de dados de marketing é um conjunto organizado abrangente sobre consumidores atuais, consumidores potenciais ou consumidores prováveis, preparado de acordo com os propósitos de marketing, como geração e qualificação de eventuais interessados, venda de um produto ou serviço ou manutenção de relacionamentos com consumidores. Os dados primários podem ser coletados de quatro maneiras: pesquisa por observação; pesquisa de grupo-foco; pesquisa de levantamento; pesquisa experimental. Os pesquisadores de marketing podem escolher entre dois instrumentos de pesquisa para coletar dados primários: questionários e instrumentos mecânicos. O plano de amostragem envolve três decisões: unidade de amostragem; tamanho da amostra; procedimento de amostragem. Após o plano de amostragem ser determinado, o pesquisador de marketing deve decidir como os respondentes devem ser contatados: por envio de questionários pelo correio; por entrevista por telefone; ou por entrevista pessoal. 3) Coleta de informações: geralmente, a fase de coleta de dados da pesquisa de marketing é a mais cara e mais sujeita a erro. No caso de levantamentos, surgem quatro grandes problemas. Alguns respondentes não estarão em casa e devem ser contatados novamente ou substituídos, enquanto outros recusarão cooperar. Outros ainda, darão respostas viesadas ou desonestas. Finalmente, alguns podem não ser confiáveis. 4) Análise das informações; 5) Apresentação dos resultados.

Características de uma boa pesquisa de marketing: são sete características: método científico; criatividade da pesquisa; métodos múltiplos; interdependência de modelos e dados; valor e custo da informação; ceticismo saudável; marketing ético.

Superação de barreiras ao uso de pesquisa de marketing: apesar do rápido crescimento da pesquisa de marketing, muitas empresas ainda não a usam o suficiente ou corretamente. Vários fatores interferem em sua maior utilização: concepção estreita da pesquisa de marketing; experiência desigual dos pesquisadores de marketing; resultados atrasados e erros ocasionais da pesquisa de marketing.

 

4.    Sistema de Apoio à Decisão de Marketing

 

                Sistema de apoio à decisão de marketing é um conjunto coordenado de dados, sistemas, ferramentas e técnicas com software e hardware de apoio pelos quais uma organização reúne e interpreta informações relevantes da empresa e do ambiente, transformando-as em base para a ação de marketing.

 

 

Marketing Estratégico
Página da disciplina
 

Sedinei Beber © 2005 | Todos os direitos reservados